Dislexia em Livro de Fantasia

livro - O Senhor da FoiceExiste um livro onde a dislexia aparece, explicando a dificuldade de um personagem lembrar-se da palavra certa para se expressar e também em ler a tal palavra. O livro de fantasia chama-se “O Senhor da Foice”, de Terry Pratchett. Ele é um autor cultuado na Inglaterra e em vários países do mundo, tendo vendido mais de 40 milhões de exemplares de sua série Discworld, além de outros títulos. Sua obra também foi traduzida para 33 idiomas.

     Para situar o momento onde aparece o distúrbio de aprendizagem, é bom resumir do que se trata a história. O Morte foi forçado a aposentar-se, trazendo confusão ao mundo, onde as pessoas, animais e qualquer ser vivo não morre. Já aceitando sua nova situação, Morte tira férias e acaba numa fazenda no interior do continente. Lá, sem se preocupar com seu antigo trabalho, acaba contratado para algumas funções em seu novo lar, tal como ceifar o gramado e as colheitas. Na fazenda existe um galo com sérias dificuldades para cantar, nunca lembrando quais as palavras que deve usar. Morte então resolve ajudá-lo escrevendo numa lousa o que ele exatamente deve cantar ao nascer do sol. No final das contas, não ajudou…

Abaixo, o trecho do livro no qual é citado a dislexia:

“Mais um amanhecer. Cirilo, o galinho, agitou-se no poleiro.

As palavras escritas a giz brilhavam à luz tênue.

Ele se concentrou.

Respirou fundo.

– Rococicód!

Agora que o problema de memória fora resolvido, havia apenas a dislexia”.

(PRATCHETT, Terry – Série Discworld – O Senhor da Foice – pág. 118 – Ed. Conrad)

O personagem não aparece muito dentro da história, servindo apenas para dar um pouco mais de ambientação ao local rural onde Morte passa a viver. Mas o interessante (e por que não importante?) é que a dislexia apareça dentro de um mundo fantástico como o do Discworld, dentro de um gênero de literatura onde talvez nunca se esperasse que aparecesse. Terry Pratchett foi um escritor renomado na Inglaterra, e até mesmo no mundo, e demonstra como a dislexia está bem difundida em sua terra, já que o livro é do ano de 1991. Ele faleceu no ano de 2015.

 

João C. Cartolano

CEDA – Centro Especializado em Distúrbios de Aprendizagem

4 comentários em “Dislexia em Livro de Fantasia

Deixe um comentário