Avaliação

A Equipe Multidisciplinar credenciada pela ABD é composta por Fonoaudiólogas, Psicopedagogas e Neuropsicólogas para atender crianças, adolescentes e adultos que apresentam Dislexia e/ou outros Distúrbios de Aprendizagem.

Em geral, a Equipe Multidisciplinar é solicitada quando há a necessidade de um laudo para auxiliar educadores, terapeutas e pais de pessoas com Dislexia e/outros Distúrbios de Aprendizagem.

O trabalho da Equipe Multidisciplinar se inicia quando há o acolhimento dos pacientes adultos ou dos pais dos pacientes menores de 18 anos numa Primeira Entrevista, que é a ocasião em que a Psicóloga/Neuropsicóloga vai ouvir as queixas, os problemas do paciente, o seu histórico de vida, as situações em que se apresentam e, assim, vai verificar se o caso apresentado é passível de avaliação.

Quando a avaliação se aplica ao caso, são marcadas consultas com a Psicóloga/Neuropsicóloga e com a Fonoaudióloga/Psicopedagoga. Nessas consultas, são aplicados testes específicos a cada área e idade.

Após a fase de coleta de dados, inicia-se um período de estudos, quando cada profissional avalia os dados obtidos em sua área de atuação.

Quando os exames complementares estiverem à disposição da equipe, há uma reunião das especialistas onde serão expostos para cada parte os resultados obtidos durante a Avaliação Multidisciplinar.

É neste encontro que se estabelecem o resultado e os encaminhamentos, isto é, estabelece-se qual o distúrbio que o paciente apresenta e quais as intervenções necessárias para o mesmo.

O último passo é a Entrevista Devolutiva, quando o paciente adulto ou os pais de pacientes menores de 18 anos são convocados pela Neuropsicóloga para serem informados sobre os resultados do processo de avaliação e sobre as intervenções indicadas para o caso.

Avaliação completa (plano de avaliação multi e interdisciplinar)

  • 6 consultas neuropsicológicas, 3 consultas fonoaudiológicas e psicopedagógicas.

Avaliação complementar

Indicação para atendimento em uma ou mais especialidades de acordo com orientação do profissional solicitante.

Investigações mais aprofundadas podem ser necessárias para o atendimento de diagnósticos diferenciais e de propostas terapêuticas. Para tanto, à luz dos prévios resultados, avaliações adicionais para atendimento em uma ou mais especialidades poderão ser indicadas.